domingo, 21 de outubro de 2012

A síndrome do carro novo


Neste post, vou indicar um artigo para crescimento do povo de Deus! É um artigo de mesmo nome, escrito em outro blog, mas que contém um maravilhoso ensino doutrinário da Palavra de Deus. Deixo claro que não foi escrito por mim, mas que concordo com o texto indicado.

Neste texto o autor da lição compara os novos costumes que surgem na igreja, a uma síndrome chamada de “do carro novo” lembrando o episódio de Uzá e da Arca, em II Samuel 6.1-3. Os sacerdotes sabiam que a Arca deveria ser transportada em seus ombros, segura pelas varas, mas... 

Continue lendo...

sábado, 23 de junho de 2012

Chora que a vitória vem!


“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” 
Salmo 30:5b



Neste texto bíblico podemos tirar três palavras chaves para esta nossa meditação: choro, noite, e alegria. Quando falamos em choro, logo pensamos em dor, aflição, angustia, derrota, sofrimento, carência, solidão, desânimo, tribulação, miséria, luta, enfermidades, enfim a lista de acontecimentos que levam uma pessoa ao choro é enorme. Dificilmente alguém chora de felicidade, o que não é o caso do texto bíblico que lemos. Por outro lado, quando falamos em alegria, logo imaginamos em felicidade, vitória, realização, cura, milagre, bênçãos, consolo, conquista, enfim também temos vários motivos para nos alegrarmos. Já a noite, é aquele momento em que parece que estamos sozinhos, olhando  para todos os lados e não vendo ninguém para nos ajudar, parece que estamos em total abandono. Quem já acordou em meio a madrugada sentindo alguma dor, ou com alguém da sua família enfermo, e sem condições de sair de casa para buscar ajuda, sabe o que isto significa. Você olha para fora e não  vê ninguém acordado que possa lhe ajudar. O tempo pára, os minutos passam como se fossem horas. Tudo parece desesperador, parece que o amanhã nunca chegará.

A você que está em luta: quanto tempo tem a sua noite? A Palavra de Deus nos afirma que “para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8). Então eu te pergunto novamente: Quanto tempo tem a sua noite de angustia? Quanto tempo você já está sofrendo com esta dor, com este sofrimento, com esta aflição que tem assolado a sua vida? Será um dia, será um mês, será um ano, será cinco anos? Abra os teus olhos agora, será que já não está na hora do raiar da manhã para você? Então, chora que a vitória vem! Deus não resiste a um coração quebrantado e contrito (Salmo 51:17). E “bem aventurado os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4).

Por isso, enquanto eu e você, estivermos de olhos esbugalhados, secos na presença de Deus, a noite vai continuar. Mas no momento em que nós nos derramarmos diante daquele que vive para sempre, daquele que levou sobre si todas as nossas dores e sofrimentos, aí sim, veremos o raiar da manhã em nossa vida, e este versículo se cumprindo em nós para glória de Deus. E Parafraseando o texto bíblico que lemos, podemos dizer: A luta pode durar uma noite, mas a vitória vem pela manhã! O sofrimento pode durar uma noite, mas o consolo vem pela manhã! A derrota, a tribulação, a miséria podem durar uma noite, mas a vitória, a bonança, o milagre, vem pela manhã! 

É hora de nos colocarmos diante de Deus, lançando sobre Ele todas as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). Que Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus!

Graça e Paz a todos e até a próxima. 

sábado, 26 de maio de 2012

Porque sofremos?

Como que o homem natural não pode entender as coisas de Deus, não é mesmo? Somente o Espírito Santo é capaz de revelar as preciosidades do plano de Deus para o homem. Vejam só, um dias destes estava conversando com uma pessoa muito incrédula, um tremendo ateu de carteirinha, digo isto pelo seu testemunho de sempre duvidar da existência de Deus, e da inspiração da Palavra do Senhor. E nessa ocasião em que conversávamos, essa pessoa me indagou com a seguinte frase: “Se Deus ama tanto assim as pessoas, porque há tantas mortes, tantas doenças, tanto sofrimento, enfim, tantas coisas ruins que assolam a humanidade?” Parei, pensei, pedi a misericórdia de Deus e a inspiração do Espírito Santo (isso em pensamento), e respondi da seguinte forma:

Deus amou, ama e sempre amará o ser humano, criado a Sua imagem e semelhança, porém, o homem tem se escondido da presença de Deus em conseqüência do pecado. Como Adão e Eva, que após pecarem, se esconderam ao ouvir a voz de Deus os chamando (Gênesis 3:7-10), pois o pecado lhes “abriu os olhos”, ou seja, despiu-os da glória de Deus, deixando-os completamente nus, daí tiveram vergonha de Deus. O pecado não só deixa o homem despido da glória de Deus, como também, serve de barreira que nos separa de Deus.

E é justamente esta separação, que impede o agir de Deus, ou seja, o Senhor não fará coisa alguma por aquele que sempre tem rejeitado o seu grande amor. Ao homem, Deus deu o livre arbítrio para escolher o bem ou o mal, e toda escolha tem o seu resultado. Veja o que diz o Senhor: “...Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.” (Deuteronômio 30:19-20 NTLH). Infelizmente o homem tem escolhido a morte (pecado, maldição), por isso tantas coisas ruins estão acontecendo na face da terra. Tudo isso é uma conseqüência da escolha errada do homem, que deixou o caminho de servo de Deus, para seguir o caminho do pecado, repleto de muito sofrimento, amargura e morte.

No entanto Deus tem um tempo determinado para tudo, e um dia tudo isso vai acabar. E aos seus servos Ele dirá: "Eis que crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das coisas passadas” (Isaías 65:17), mas ao ímpio dirá Ele: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno...” (Mateus 25:41). Porém Deus não quer que o sirvamos obrigados, mas deseja ver em nós um coração agradecido, voluntário, desejoso das coisas celestiais. Você quer prova maior do amor de Deus? Pois bem, a morte de Jesus Cristo na cruz do calvário é a maior prova de amor! O Senhor Jesus, sendo Deus, tomou a forma de homem, e ocupou o nosso lugar na cruz, pois éramos nós os pecadores dignos de morte, mas Ele fez isso por nós. Isso é que é amor! O diabo lançou no mundo o pecado que separou o homem de Deus, mas o sangue de Cristo Jesus aniquilou totalmente o pecado, quebrou a barreira da separação e uniu novamente o homem a Deus. Que amor incomparável! 

Agora eu lhe pergunto: E você ainda vai desprezar, desacreditar ou rejeitar esse tão grande amor? Pense bem, e escolha é sua!

Graça e paz a todos e até a próxima.

domingo, 29 de abril de 2012

Compreendendo a Correção


Até mesmo quando somos corrigidos, é para o nosso próprio bem, como reconheceu o salmista: "Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119:67,71).

O Senhor não quer nos destruir quando nos corrige, quer o nosso bem. Logicamente a correção é um trato de Deus quando estamos errados, e não quando estamos andando em fidelidade. Mas mesmo quando estamos procurando andar com Deus, podemos errar com nossas motivações. A grande verdade é que somos falhos e imperfeitos e precisamos ser trabalhados por Deus. Mas isto será sempre para o nosso bem. A epístola aos Hebreus também nos ensina a respeito da correção divina: 
"E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como a filhos); pois, que filho que há que o pai não corrige? Mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo sois bastardos, e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao pai dos espíritos, e então viveremos?
Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." (Hebreus 12:5-11).

Se somos filhos, seremos corrigidos, e isto é demonstração de amor do Pai celeste. Mas não quer dizer que iremos nos sentir "confortáveis" quando somos corrigidos. A advertência é que não menosprezemos a correção e também que não desmaiemos quando somos corrigidos. Por que a Bíblia fala sobre desmaiar?

Certamente porque há momentos em que a correção parece ser mais forte do que nós. E ela não trará alegria a princípio, só tristeza; mas depois produzirá em nós frutos de justiça. Portanto o que devemos ter em mente quando somos corrigidos é que Deus quer o nosso bem; Ele nos disciplina para o nosso APROVEITAMENTO! Devemos reconhecer sempre que os planos que Deus têm para nós não são planos de mal, mas sim de paz, de bem. E que o desejo do Senhor é nos dar um futuro e uma esperança, quer entendamos isto, quer não.

Há momentos em que parece que o tratamento divino em nossa vida não poderá ser suportado. Há horas em que nos parece que seremos destruídos. Mas não! Deus quer o nosso bem. Nunca deixe o inimigo sugerir que o Senhor está contra você. Mesmo que Ele esteja usando seus aguilhões ou abalando nossas vidas, mesmo que o fogo esteja consumindo muitas coisas em nossa vida, ou que Deus, à semelhança da águia, nos tenha lançado ao ar para que aprendamos a voar, não podemos perder de vista que ELE QUER O NOSSO BEM! Seus planos para nós são os melhores e haveremos de desfrutá-los em sua plenitude.


Extraído do livro "O Agir Invisível de Deus"
Autor: Pr. Luciano Subirá
Editora: Maná Edições (www.manaedicoes.com.br)

domingo, 22 de abril de 2012

Faxina no Coração

Hoje vou falar sobre "estresse", um dos grandes males da nossa vida moderna. Segundo os estudiosos, este mal é responsável por doenças graves como câncer, hipertensão arterial, problemas cardíacos e outras tantas enfermidades. O estresse pode ser provocado por vários fatores, inclusive o psicológico (do grego psique = alma), ou seja, problemas da alma que foram mal ou nunca resolvidos, transformados em sentimentos como mágoa, raiva, inveja, desgosto, ciúme, cobiça, tristeza, remorso, ódio, medo, ansiedade e tantos outros nocivos a nossa vida e que muitas vezes guardamos em nosso coração (o íntimo da alma), transformando-o em uma verdadeira lixeira psico-sentimental, trazendo com isso consequências danosas ao nosso corpo físico e também afastando de nós a presença do Senhor. 

Na Bíblia Sagrada está escrito que somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 3:16). Mas como é que o Espírito Santo vai habitar em meio a tanta "sujeira"? E sem a presença do Senhor em nossa vida nada somos, e ainda ficamos á mercê do inimigo de nossas almas, além de que, com o passar do tempo estes sentimentos passam a se manifestar em nosso corpo físico com sintomas psicológicos ou doenças graves.

O Senhor em sua infinita bondade, misericórdia e sabedoria faz um amoroso pedido: "Dá-me filho meu o teu coração" (Provérbios 23.26). Em outras palavras isto significa que o Senhor pede a sua vida por completo, pois é o coração que comanda o corpo, para que Ele possa cuidar, zelar, amar, fazer de você uma pessoa amável e feliz em Sua presença. Mas infelizmente vemos em nossos dias muitas pessoas que ainda não deram seu coração ao Senhor, fazem parte de uma igreja, são membros ativos e até possuem cargos, não perdem um trabalho sequer, mas são totalmente amarguradas, rancorosas, queixosas, e não conseguem nem dar um sorriso ao seu irmão.

Estas pessoas estão enfermas interiormente, tendo o seu coração saturado com tantos sentimentos maus. Estão precisando urgentemente da cura interir, pois estes sentimentos maus causam "feridas" interiores (os chamados traumas psicológicos) que corroem a vida. Em Provérbios 15:13 está escrito: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate". Somente com a presença do Senhor em nosso coração é que podemos sentir alegria, não uma alegria momentânea, mas uma alegria verdadeira, eterna, que nunca se acaba, mesmo que estejamos passando por problemas ou provações, pois "diante de Deus até a tristeza salta de prazer" (Jó 41:22).

A você amigo(a) que está sentindo-se amargurado, triste e não tem paz no seu coração, aconselho-te neste momento a fazer uma grande faxina em seu coração. Comece agora mesmo jogando para fora de si todos os sentimentos maus. Jogar para fora não significa simplesmente esquecer, pois aquilo que se esquece hoje poderá ser relembrado amanhã, mas sim perdoar verdadeiramente, seguindo o exemplo de Jesus que ao ser pregado na cruz orou dizendo "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). O Perdão verdadeiro é fundamental em nossa vida, pois através dele conseguimos cumprir o mandamento deixado por Jesus que é "amar ao próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23).

Graça e Paz a todos e até a próxima.

domingo, 15 de abril de 2012

Reunião diabólica

Satanás convocou uma convenção mundial de demônios. Em seu discurso de abertura, ele disse: “Não podemos impedir os cristãos de irem à igreja. Não podemos impedi-los de lerem suas Bíblias e conhecerem a verdade. Nem mesmo podemos impedi-los de formarem um relacionamento íntimo com o seu Salvador. E uma vez que eles ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado. Então, vamos deixá-los ir para as suas igrejas; vamos deixá-los com os almoços e jantares que nelas organizam, MAS vamos roubar-lhes o tempo que têm, de maneira que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo.”

“O que quero que vocês façam é o seguinte,” disse o diabo:
“Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se do seu Salvador, para manterem essa conexão vital durante o dia todo!”
“Como vamos fazer isso?” gritaram os seus demônios.
“Mantenham-os ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes,” respondeu-lhes ele.
“Tentem-os a gastarem, gastarem, gastarem, e tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Persuadam as esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios. Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos. A medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve seus lares já não oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho.

Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seus espíritos. Induzam todos a ligarem o rádio ou o toca-cd sempre que estiverem dirigindo. Que a tv, o vídeo, os cds e os pcs estejam sempre ligados, (uns ou outros...) constantemente em seus lares, e providenciem que todas as lojas e todos os restaurantes do mundo toquem constantemente músicas que não sejam Bíblicas. Isto entupirá as suas mentes e quebrará aquela união com Cristo.”

“Encham as mesinhas de centro de todos os lugares, com revistas e jornais. Bombardeiem as suas mentes com notícias, 24 horas por dia. Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes chamativos. Inundem suas caixas de correio com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças.”

Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na tv, para que seus maridos, acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles se tornarão insatisfeitos com suas próprias esposas. Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos à noite, e dê-lhes dor de cabeça também. Se elas não dão a seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começarão a procurá-lo em outro lugar, e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias rapidamente.

“Dê-lhes papai Noel, para distraí-los da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real do Natal. Dê-lhes o coelho da Páscoa, para que eles não falem sobre a ressurreição de Jesus, e o Seu poder sobre o pecado e a morte. Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos! Mantenha-os de tal modo ocupados, que nem pensem em ir andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés, mande-os para parques de diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro, concertos e ao cinema. Mantenha-os ocupados, ocupados, ocupados!

“E quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os com mexericos e conversas sem importância, para que, ao saírem, fiquem com suas consciências pesadas. Encham a vida de todos eles com tantas causas nobres e importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem o poder de Jesus. Muito em breve, eles estarão buscando em suas próprias forças, as soluções para seus problemas, e para as causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa.”

“Isto vai funcionar!! Vai funcionar!!”

Este era um “senhor” plano!!
Os demônios ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem ocupados, e mais apressados, indo daqui para ali, e vice versa. Tendo muito pouco tempo para Deus e para suas famílias. Não tendo nenhum tempo para contar ao outros sobre o poder de Jesus para transformar vidas.

Fica aqui a pergunta: Teve o diabo sucesso nas suas maquinações?

Responda para si mesmo!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa



Estamos chegando a Páscoa. E como acontece em todos os anos, as pessoas estão mais preocupadas em comprar ovos de chocolate do que realmente lembrar o verdadeiro sentido da páscoa. Então pensando nisto, vou relembrar em rápidas palavras o que é a verdadeira páscoa para o cristão, que tem as suas raízes na fé de Abraão, pois a páscoa descrita no Velho Testamento representava o sacrifício de Jesus, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).

Páscoa vem do hebraico, Pessach, que significa “passagem”. Para os egípcios a passagem do juízo de Deus (Êxodo 12:12); para os israelita, a passagem da escravidão para a liberdade (Êxodo 12:27) e para os cristãos, a passagem da morte para a vida (João 5:24). Foi instituída por Deus nos tempos de Moisés, quando o povo israelita ainda estava no Egito. Após quatrocentos anos de escravidão, o povo de Deus recebe finalmente a notícia de sua libertação, cumprindo a promessa de Deus feita a Abraão (Gênesis 15:13,14), porém antes da sua real libertação, deveriam celebrar a festa da páscoa. Portanto essencialmente páscoa também significa libertação. E para a celebração desta festa era necessário um cordeiro, macho e sem defeito, para ser morto e o seu sangue aspergido nos umbrais das portas das casas dos israelitas, e a sua carne deveria ser assada, sem quebra de ossos, para comer com pães asmos e ervas amargas (veja Êxodo 12). Neste ato o Senhor Deus quis ensinar o sacrifício expiatório, a fé e a nossa obediência a plena libertação, afinal, Israel não estava apenas sendo liberto de Faraó, mas também do Anjo Destruidor, pois se o sangue do cordeiro não tivesse sido aspergido nos umbrais da casa, o povo israelita teriam sido destruídos também. A páscoa dos israelitas os libertou da escravidão, opressão, miséria e de seus pecados perante o Senhor. Esta libertação apontava para o começo de uma nova vida, liberta de todos os terrores e opressões; portanto a páscoa prenunciava a obra redentora de Cristo, que nos liberta do pecado, trazendo-nos um novo modo de vida.


A páscoa também é sinônimo de salvação para a família. Antes da páscoa, Faraó disse que o povo israelita podiam ir, mas sem os seus filhos (Ex. 10:8-11). Representando assim a vontade do diabo quanto a família, pois se você é um servo de Deus cuja vida Deus já libertou, o diabo irá tentar cativar seus filhos para destruição da sua família. E quando o Senhor disse: “...tome cada um para si um cordeiro...para cada casa” (Ex. 12:3), era para que por meio do sacrifício de um cordeiro para cada casa, a família pudesse ser salva do destruidor. Isto nos desperta para o fato do sacrifício de Cristo também ser suficiente para conceder libertação e salvação à toda nossa família (Atos 16:31).  

Quanto ao cordeiro pascoal, este era submetido a um minucioso exame, pois teria de ser sem manchas ou defeito algum, pois do contrário ele não poderia ser sacrificado ao Senhor (Deuteronômio 15:21). Jesus, como o cordeiro de Deus, também foi examinado pelos sacerdotes e autoridades civis, e sendo achado sem defeito algum diante dos seus acusadores, foi crucificado (veja Mateus 22:46, João 18:29,38 19:4,6). Na época o sacrifício do cordeiro pascoal era suficiente para justificar os israelitas diante do destruidor. Agora, o sacrifício do Senhor Jesus Cristo, é plenamente suficiente para justificar todos os homens diante de Deus, pois satisfaz toda a justiça divina.

Sendo assim a Páscoa tem um profundo significado para nós cristãos, pois representa a obra redentora de Cristo para a nossa vida. É pena que hoje em dia, a páscoa como é comemorada no mundo, não traz nenhum benefício para a vida espiritual, porém quando entendemos que a nossa páscoa é Cristo, então podemos tirar maravilhosas reflexões e práticas importantes para o nosso elevo espiritual. Portanto sendo Cristo a nossa páscoa, já não faz sentido algum comemorarmos com ovos e coelhinhos, nem mesmo com um cordeiro pascoal, mas através do sacramento deixado pelo próprio Jesus, que é a Ceia do Senhor (Lucas 22:15-20).

Jamais devemos esquecer o significado genuíno da páscoa, é por isso que Jesus nos ensinou a ceiar com a seguinte admoestação: “fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19b). Portanto se quisermos comprar ovos de chocolates, façamos isto como quem compra chocolate e não com reverência pascoal, visto que a introdução, tanto do ovo como do coelho neste ato, é de origem pagã e não cristã.

Pense nisto. 

Graça e Paz a todos e até a próxima!